Na 1º sessão extraordinária do Legislativo de Tatuí/SP, realizada na última segunda-feira (06), a Câmara Municipal de Tatuí aprovou, a reforma administrativa solicitada pelo chefe do executivo através do Projeto de Lei nº 001/2025, aumentando duas novas secretarias e criando dezenas de cargos em comissão e função gratificada. A argumentação do executivo é de que a reforma seria necessária para otimizar o serviço público.
Com a situação financeira precária que o município de Tatuí/SP se encontra, conforme análise preliminar, o valor de pelo menos 7.5 milhões (sete milhões e meio) de reais por ano serão gastos nestes novos cargos livres de nomeação e escolha do executivo.
Houve discussão durante a sessão sobre à matéria, inclusive, com a presença de servidores e do Sindicato da classe, em manifestação contrária, sob a ótica de que o Prefeito não teria sequer atendido a reinvindicação dos funcionários públicos em razão de melhorias, e principalmente do dissidio, mas solicitando essa criação de novos cargos de confiança.
Com a base do executivo sendo maioria na Câmara aprovou-se por dez votos favoráveis, sendo os vereadores: Rosana do Supermercado (PSD), Micheli Vaz (PSD), Gabriela Xavier (PODE), Alex Mota (UNIÃO), Leandro Magrão (MDB), Paulinho Motos (PSD), Vade Manoel (REPU), Eduardinho (REPUBLICANOS), Elaine Miranda (PL), João JJ (Solidariedade).
Os vereadores Cintia Yamamoto (PP), João Eder (UNIÃO), Marcio do Santa Rita (PP), Maurício Couto (PP), Bossolan da Rádio (PL) e Kelvin (PT) votaram contrário a criação dos cargos e secretarias.